29 dezembro, 2008

Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!

Para a psicóloga Roberta Tito Pereira, “tudo que os pais fazem desperta certa curiosidade na criança. Se o pai está fazendo ginástica a criança quer tentar também, quando a mãe está passando creme a criança quer passar também, se a mãe está cozinhando ela quer cozinhar também”.

Em relação à ingestão de álcool, Roberta Tito Pereira afirma que tal atitude também gera curiosidade nas crianças, mas ressalta que o importante é a maneira como os pais se relacionam com a bebida: “a bebida alcoólica deve entrar na vida dos pais como um dos lazeres possíveis e deve ser ingerida moderadamente. Este modelo influencia positivamente, passando para os filhos a idéia de que apesar da bebida dar prazer, ela tem um tamanho limitado na vida das pessoas”.

Vera Zimmermann, professora do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, falou sobre o impacto de pais alcoolistas na vida dos filhos. Ela destacou os conflitos com os quais os filhos se deparam quando os pais encontram-se fragilizados pela dependência do álcool. Segundo ela, tais conflitos atrapalham o desenvolvimento da criança e a conduta dos pais pode provocar um isolamento do filho: “a criança, muitas vezes, se retira de situações sociais e evita relações novas por temer a necessidade de fazer aproximações dos amigos com sua família”.

A presidente do Conselho Científico do CISA, Sandra Scivoletto, afirma que os pais “devem estar atentos ao exemplo que eles estão dando aos seus filhos” e que “a medida que deve ser tomada está principalmente na atitude dos responsáveis”. A doutora salientou ainda que, na hora de coibir o uso de álcool por parte de jovens e adolescentes, a prevenção afetiva (que parte da família) é mais eficiente do à prevenção pela informação (principal papel da escola). O que fazer? Além do diálogo aberto com os filhos sobre o álcool, os entrevistados recomendaram que os pais sempre deixem claro o exemplo a ser seguido, que fiquem atentos no comportamento dos filhos e que não os “aterrorizem” com o assunto.
..............

KAPICHE?????

So, what's gone be? Puzzle-dad or that other guy?