04 dezembro, 2007

Meias palavras...

Caminho pensativa pela rua. Passo por alguém conhecido e solto o "-Olá! Tudo bem?" de circunstância enquanto continuo a andar. Ela responde-me um "-Mais ou menos..." também de circunstância. De repente adivinho ("Ela sabe!) e volto-me ainda a tempo de ver os seus olhos tristes como os meus. "-Pois, mais ou menos..." respondo-lhe de uma forma que só nós duas entendemos. Sigo o meu caminho, de novo pensativa e ainda triste...
.
.
...................................................................................................................................................................
.
Naquela 2ªfeira Micaela levantou-se e foi para a escola. Provavelmente estudou para os testes que tinha essa semana, provavelmente riu de tudo e de nada com as colegas, provavelmente beijou um rapaz de quem gostava muito... Era já noite quando voltava a casa. À saída do autocarro provavelmente disse "-Até amanhã!" às amigas. Provavelmente Micaela não viu o camião, o camião de certeza que não viu a Micaela. Não sei se os amigos dentro do autocarro viram alguma coisa. Só sei que a Micaela tinha 15 anos... e era amiga da Rafaela.
.
.
......................................................................................................................................................................
.

Naquele dia o Sérgio levantou-se e foi para a escola. Lembro-me que estudámos para o teste de matemática do dia seguinte. Tenho a certeza que riu de várias coisas, porque ele estava quase sempre a rir e a fazer-nos rir com as suas palhaçadas. À noite alguns de nós iam espalhar cartazes para divulgar uma festa de angariação de fundo para a nossa viagem de finalistas. O Sérgio disse que ia de moto a casa num instante mas não apareceu. "-Esqueceu-se!" pensaram os outros. Nessa noite, provavelmente o Sérgio não chegou a ver o camião do lixo, o camião de certeza que não viu o Sérgio. Eu sei o que chorei quando soube, e no dia a seguir, e no outro, e no outro, e nos outros que se seguiram durante muito tempo... O Sérgio tinha 17 anos... e era meu amigo.
.
.
........................................................................................................................................................................
.
"-Olá! Tudo bem?", "-Mais ou menos...", "-Pois... mais ou menos..."